José Maria Neves defende reforço de laços de cooperação entre Guiné-Bissau e Cabo-Verde

O Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, defendeu hoje a medida de reforço dos laços de cooperação entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde para o desenvolvimento dos dois países.

José Maria Neves que se encontra no país por uma visita de trabalho de quatro dias (16 à 19 do corrente mês) disse que a sua expectativa em relação a esta visita é muito elevada.

No entanto, reconheceu a obrigação dos respectivos governos em fazer muito mais para o reforço das relações de amizade e  cooperação  entre os dois povos nos diversos domínios, nomeadamente da administração pública, reforma do Estado, governação eletrónica, segurança social, agricultura, pescas e comercio.

“Dentro das nossas possibilidades, eu e o Primeiro-ministro da Guiné, Domingos Simões Pereira com seu governo e as autoridades da Guiné-Bissau, vamos tudo fazer para reforçar essas relações. Já temos as ligações aéreas e vamos ver agora as ligações marítimas para reforçar as trocas “ referiu o Chefe do governo cabo-verdiano.

Maria Neves confirmou o apoio do seu país em relação ao processo de reformas no país, salientando que independente do apoio no quadro da CEDEAO, o seu país disponibilizou um fundo para a reforma das forças armadas e de segurança, e que também está disponível para apoiar a reforma na administração pública e a reforma do Estado, designadamente a segurança social dos funcionários públicos.

“Estamos disponíveis a receber jovens guineenses nas nossas escolas de formação profissional, nas áreas do turismo,  energias renováveis, de transformações de produtos agrícolas, e isso tudo pode acontecer já no próximo ano escolar ou seja no mês de Outubro próximo” garantiu José Maria Naves.

De salientar que o primeiro-ministro cabo-verdiano iniciou a sua visita com a deposição de coroas de flores junto a campa de Amílcar Cabral, fundador das nacionalidades da Guiné e de Cabo-Verde, no Mausoléu da Amura.IMG_0580

O Primeiro-ministro de Cabo-Verde disse que colocar coroas de flores em homenagem a Amílcar Cabral na sua terra natal, é também homenagear o povo da Guiné-Bissau, por tudo que fez pela independência de Cabo-verde.

José Maria Neves chegou à Bissau esta madrugada de onde irá prosseguir a sua viagem para algumas cidades do interior do país.

Iosmir Gomes

Redação Geba Press

Editorial GebaPress equipe

Google+
Geba PRESS Contacte-nos contact@gebapress.com
Olá caro visitante! Envie-me uma mensagem e você terá a minha resposta.
Send
MENU